E aí, Capitão Nascimento? Valeu a pena?
  • RSS feed
  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • Vimeo
 

Home

E aí, Capitão Nascimento? Valeu a pena?

Hello, Overdrivers!
Como aqui neste blog não se segmenta estilo, e sim, fala-se de Rock como um todo, não poderíamos deixar de nos manifestar sobre o show de ontem a noite(29/05/2012), no Espaço das Américas, em SP, intitulado: “Tributo Legião Urbana MTV”.

É claro, que a Legião Urbana, fez parte daquela corrente dos anos 80 e 90 que deu um “boom” no chamado Rock Nacional, e é claro também, que o falecido cantor e letrista Renato Russo deixou um legado de letras e composições dos mais ricos na música brasileira.

Dezesseis anos após a morte do cantor, alguém no mercado musical teve a idéia polêmica de juntar Dado e Bonfá, da Legião, com o já idolatrado ator nacional , Wagner Moura (o Capitão Nascimento de Tropa de Elite), para fazer este show e tentar homenagear o lendário compositor. O ator, seria o cantor que substituiria Renato Russo no show  TRIBUTO LEGIÃO URBANA MTV”.

Chegou o dia. Sete mil pessoas se aglomeraram na pista junto com mais milhões de telespectadores em suas casas para celebrar e ver no que ia dar esta reunião.

Música? Uma noite de festa? Curtição? Jogada de Marketing? Jabá? Tributo?
É justamente esta e outras séries de questões que este blog levanta junto de seus leitores.

Na humilde opinião deste blogueiro, o show que começou com muitos problemas técnicos, inicialmente mostrou um Wagner Moura extremamente tenso e nervoso. É óbvio que ele sentiu o peso da apresentação na “hora do vamos ver”. Sofrendo com problemas de retorno e com a inexperiência de palco como cantor, o ator não se resolveu com o “In Ear” (fone colocado dentro do ouvido para que o músico ouça mais claramente o som de toda a banda e de sua voz), e veio por cantar várias músicas fora do tom. O que segurou a sua presença, foi o enorme carisma e a sua hunildade ao se colocar como mais um da platéia, como um fã da Legião. Quando Wagner, tirou o “In Ear”, já no meio do show, apesar de não ser cantor, mais solto, comprometeu muito menos a sua apresentação, e o mesmo, acabou conseguindo interpretar razoavelmente o vocal das canções da banda. O público, obviamente, queria festa, e cantou todas as canções junto.

Dado e Bonfá, e todo o resto dos músicos foram perfeitos. O instrumental estava ensaiadíssimo e impressionantemente bem equilibrado. O melhor momento do show, foi quando Wagner Moura deu uma saída, e Dado e Bonfá cantaram respectivamente duas canções da Legião. Eles, mais do que ninguém, tem um elo emocional com este trabalho, que lhes dá a carga necessária para interpretar  as canções. Esta hora foi emocionante.

Não posso ver esta noite como um show musical para ser chamado de Tributo. Um Tributo merecia mais comprometimento musical e artístico, até em respeito a Renato Russo e aos fãs. No ultimo Rock in Rio, já fizeram um tributo a Legião bem mal resolvido. Achei na verdade que para curtir o show apresentado ontem, teria que pensar como sendo “Uma Noite de Festa”. Tipo, liga a TV e curte aí! Esta banda não toca há tanto tempo. Vendo desta maneira, como vi, foi legal para caramba. Se foi jogada de marketing, ou se foi de verdade, só o tempo vai dizer. Com certeza para os três envolvidos, deu para ver que foi uma celebração muito legal. Quando se toma esta decisão, depois de tanto tempo, de tocar, chamar um ator querido para interpretar Renato Russo, todos os artistas estão sujeitos a críticas e elogios.

No final, para esta “noite de festa”, fazendo um som, apenas celebrando, o Capitão Nascimento nos mostrou que “Missão Dada é Missão Cumprida”. No todo, ele foi muito corajoso, estava muito feliz, e foi razoavelmente bem. Curti a idéia do projeto, mas achei que mais tempo de ensaio poderia dar ao Capitão uma segurança maior, pois por mais que a gente tente, não fica possível ver o Wagner ainda como cantor. Mais para frente, quem sabe…

Bom. Já que é Tributo. Parabéns, Legião. E você o que achou?

Comments

comments

 

About Rodrigo Pulga Joe

Cantor, compositor, entertainer e diretor de arte. Um devorador de filmes, séries, shows, músicas e baladas. Ah! Desce mais uma dose de cultura pop, please! Álbuns - Pulga Joe: www.youtube.com/pulgajoe View all posts by Rodrigo Pulga Joe
 

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA OVERDRIVERS NO FACEBOOK

publicidade