#OverDicas: Filme "A Onda" - Você sabe o que é autocracia?
  • RSS feed
  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • Vimeo
 

#OverDicas: Filme “A Onda” – Você sabe o que é autocracia?

O filme começa com um professor com visual skinhead e camiseta do Ramones ouvindo “Rock and Roll High School” no último volume dentro de seu carro. Ele chega na escola e se candidata para dar aula sobre anarquia, mas é obrigado a dar aula sobre autocracia. Você sabe o que é isso?

Autocracia é uma forma de governo na qual há um único detentor do poder político-estatal, isto é, o poder está concentrado em um único governante. O governante tem controle absoluto em todos os níveis do Estado, e no filme, isto é levado ao extremo.

No roteiro, o professor colegial Rainer Wenger (Jürgen Vogel), promove uma pseudo ditadura denominada “A Onda” dentro de sua sala de aula. Cria situações em que seus alunos seguem regras como se estivessem num regime extremista. Como forma de integração, o professor, usando exemplos rígidos, estimula seus pupilos a criarem também, várias coisas (saudação, nome, logotipo, uniforme) que os definam como grupo. Todos eles são:”A Onda”. Liderados por um fictício regime, no qual o professor é seu líder, os jovens,  movimentados pela paixão e a sensação de “força de grupo”, levam “A Onda” ao extremo. E tanto no filme, como na vida, autocracias levadas ao extremo fazem com que seus seguidores beirem o fanatismo, a anarquia e o caos. O filme é punk!

Ao assistir, fazemos a reflexão sobre o poder das massas. Percebam que todos os animais do nosso mundo tendem a andar em grupo, manadas, matilhas, cardumes, etc… Nós, seres humanos, não somos diferentes. Há uma sensação de segurança, força e capacidade de mudança nos grupos. Em geral, todo ser vivo tem a necessidade de “estar” integrado e fazer parte de algum grupo, mesmo que este seja comportamental. Esta é uma aspiração natural tanto do ser humano como dos animais.

Ao fazermos um paralelo com a história do mundo, tendo como exemplos, o regime nazista, o facismo, os skinheads, e também, o atual Estado Islâmico, entre outros, chegamos à conclusão que o filme é bastante esclarecedor: o ser humano se sente mais forte e fica cego quando defende extremamente sua causa, sua “bandeira”, e está integrado a um grupo. Mesmo que para isto, tenha que recorrer à violência e fazer mal ao seu semelhante. Triste. Nossa consciência é triste.

Bom divertimento. Assista e pense!

Comments

comments

 

About Rodrigo Pulga Joe

Cantor, compositor, entertainer e diretor de arte. Um devorador de filmes, séries, shows, músicas e baladas. Ah! Desce mais uma dose de cultura pop, please! Álbuns - Pulga Joe: www.youtube.com/pulgajoe View all posts by Rodrigo Pulga Joe
 

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA OVERDRIVERS NO FACEBOOK

publicidade