#OverListas : Neste Carnaval lembramos as melhores fantasias na música
  • RSS feed
  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • Vimeo
 

#OverListas : Neste Carnaval lembramos as melhores fantasias na música

Para celebrar este Carnaval 2016, fomos pesquisar as melhores fantasias que deram suporte conceitual e visual para artistas na música.

Unknown

Ney Matogrosso e os Secos e Molhados

Talvez, segundo reza a lenda, tudo deva ter começado com Ney Matogrosso e os Secos e Molhados, que, na década de 70, chamaram a atenção do mundo, com suas roupas e maquiagens extravagantes, que misturavam o folclore português e brasileiro, com elementos de arte circense. Em alguns livros e autos da banda KISS, se comenta que Gene Simmons, se inspirou em Ney e sua turma, para criar as fantasias dos quatro seres intergaláticos e de outra dimensão, que estouraram para o rock, também na década de 70. Sem dúvida, na América, o KISS foi a banda que mais transformou suas fantasias e maquiagens em “ branding” e marca sedimentada. É como se o KISS fosse a “Coca-Cola do rock”.

KISS-NYC-June-24-1976-kiss-38593928-2048-1474

KISS

Também nos anos 70, David Bowie, criou o mensageiro bissexual das estrelas, o rock star, Ziggy Stardust. Só que este personagem, diferentemente de apenas estético e musical, discutia em suas letras e apresentações, ambiguidades sobre questões políticas e sexualidade. Como David ficou marcado como o camaleão do rock, se explorarmos as obras dele, veremos que as fantasias, em alguns casos, serviram para dar extensão a uma fase ou álbum criado pelo artista.

Ziggy-main-image

David Bowie

Já bebendo de outra fonte, vemos os disco funkers do Village People, que surgiram em boates gays dos Estados Unidos. O nome originou-se do reduto gay de Nova Iorque, na época, o Greenwich Village, e a banda ficou conhecida por apresentar-se com fantasias que evocavam símbolos de “masculinidade”: um policial, um índio norte-americano, um cowboy, um operário, um soldado e um motociclista.

Village People

Nos anos 80, com o “glam” trazido dos 70 em alta, e com a utilização de elementos eletrônicos, teclados e sequencers, surgem as corporações. E vemos várias bandas criando unidade visual, todas, com fantasias como um uniforme. Como é o caso do Kraftwerk e Devo.

Devo

E, da Austrália, vinha o eterno aluno rebelde de colégio interno, Angus Young, com sua banda AC/DC. Seu aluno, representava aquela criança que todos nós conhecemos pela fama de “capeta “. E sem dúvida, não precisamos dar explicação, para expressar o quanto este “capeta” da guitarra, fez e faz sucesso no mundo com sua fantasia, que na verdade, se confunde com ele mesmo.

Angus Young (AC/DC)

Do meio pro final dos 90, e início do novo milênio, as fantasias mais marcantes são os “palhaços do terror gore tribal”, Slipknot, e o personagem criado por Marilyn Manson, em suas várias fantasias. Consideravelmente influenciado por Bowie e Kiss, já citados acima, podemos dizer que um dos personagens mais curiosos, do Marilyn, é este da foto abaixo, que representa um alien sintético assexuado.

Slipknot

Marylin Manson

No festival Woodstock de 94, os Red Hot Chili Peppers causaram quando entraram fantasiados de “Cabeças de Lâmpada”, cantando o hit, ” Give It Away”.

Red Hot Chili Peppers

E, para finalizar, não podemos esquecer da crazy Lady Gaga, que causou com suas vestimentas, ao receber prêmios nos últimos anos, ao entrar, uma vez com um vestido de carne, e numa outra, como um personagem, que na verdade nem o Eminem conseguiu definir!!!

Lady Gaga

A grande surpresa deste post, é que, se você clicar nos nomes dos artistas que estão destacados, a gente te direciona para um conteúdo interessante deles. Bom divertimento! E vocês, Lembram de mais alguma fantasia na música?
Feliz Carnaval Overdrivers, pra todos.

Comments

comments

 

About Rodrigo Pulga Joe

Cantor, compositor, entertainer e diretor de arte. Um devorador de filmes, séries, shows, músicas e baladas. Ah! Desce mais uma dose de cultura pop, please! Álbuns - Pulga Joe: www.youtube.com/pulgajoe View all posts by Rodrigo Pulga Joe
 

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA OVERDRIVERS NO FACEBOOK

publicidade